Compartelo | Imprensa

español | français | português | english | italiano

Localização e Principais Características

Chubut deve seu nome ao rio homónimo que o recorre desde a Cordillera de los Andes até ao Oceano Atlântico. Pertence à língua dos tehuelches, aborígenes que povoaram a região e significa "transparente" pela claridade das águas no curso superior do rio.

Sua geografia singular, conformada pelas montanhas e bosques andinos, lagos, extensas mesetas interiores, praias e costas acandiladas fazem de Chubut um privilégio da criação, enriquecida com uma história apaixonante da qual se desprendem manifestações culturais, como a colonização galesa e dos restos paleontólogos e arqueológicos, constituídos como importantes atractivos turísticos.

A costas oceânicas têm uma grande variedade de fauna marinha, o que levou à criação de numerosas áreas Naturais Protegidas provinciais, destacandose Península Valdés declarada "Património Natural de Humanidade" pela UNESCO em 1999.

Como chegar

Sua acessibilidade está dada por uma importante rede vial com estradas transitáveis todo o ano; conta com quatro aeroportos situados nas cidades de Comodoro Rivadavia, Trelew, Puerto Madryn e Esquel.

A cada cidade chegam distintas empresas de serviços de transporte terrestre, que o acercam às principais cidades da Província.

Possededois portos internacionais (Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia), e três pesqueiros (Rawson, Camarones e Caleta Córdova).

Actividades produtivas

É líder em produção, industrialização e exportação de lãs; apresenta características sumamente vantajosas para o desenvolvimento do sector florestal; existindo também produções agro−pecuárias não tradicionais e uma importante actividade fruti−hortícola –cerejas e y ciruelas, frutas finas, aromáticas, alfalfa e batata. A actividade hidrocarburífera é a que maior valor agregado aporta à província igual que a actividade pesqueira, que constitui outro dos pilares da economia de Chubut.

Turismo para todos: as Quatro Comarcas

Comarca Valle Inferior del Río Chubut − Península Valdés

Ao mencionar a costa Patagónia é impossível deixar de relacioná−la com a sua impressionante fauna terrestre e marinha, e os contrastes paisagens que oferece a estepa banhada pelo azul do mar. Compreende as localidades turísticas de Puerto Madryn, Trelew, Rawson, Gaiman, Dique Florentino Ameghino, Puerto Pirámides e as áreas protegidas de Península Valdés, Punta Tombo e Punta Loma.


Puerto Madryn


Puerto Madryn é um interessante ponto de partida para aceder aos atractivos da região. Sua variada oferta permite a prática de actividades de ecoturismo e aventura: observação de fauna, buceo em arrecifes naturais e naufrágios, mountain bike, trekking, pesca, travessias em 4x4, navegação à vela, visitas a centros de interpretação marinha e paleontologia. Conhecida como a Capital das Actividades Subaquáticas da Argentina, é o lugar elegido por buzos desportivos e profissionais devido à transparência das suas águas e à riqueza de seus parques submarinos.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Puerto Madryn


Península Valdés – Puerto Pirámides


Península Valdés − Puerto Pirámides: Esta singular aldeia turística encontra−se encravada na Península Valdés, um curioso e chamativo acidente geográfico situado no extremo noroeste de Chubut. No delgado Istmo Carlos Ameghino está situada a entrada da Reserva Integral Península Valdés, aí encontrará o Centro de Interpretação de fauna, flora e história do lugar, junto a um equipo de Guardafaunas preparados para brindar−lhe a informação que você necessite. Puerto Pirâmides é um povo de mar, com águas cristalinas, variedade de fundos e a possibilidade de encontros. Dunas e Zeus em constante movimento, imaginação e aventura sem limites. Conta com todos os serviços indispensáveis para o turista e podem−se desenvolver actividades em água e terra: a visagens de baleias, buceo, windsurf, velerismo, pesca desportiva, trekking, mountainbike e sandboard. Durante os meses de junho a dezembro de cada ano, pessoas de todo o mundo põem sua atenção e visitam esta pequena aldeia para realizar uma experiência única: a a visagem da Ballena Franca Austral.

Recorde−se abastecer−se de gasolina antes de empreender o recorrido pelas quatro áreas Protegidas contidas na Península e que se encontram espalhadas sobre a costa de todo o contorno: Isla de los Pájaros, Punta Pirámide, aleta Valdés e Punta Norte.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Puerto Pirámides

» Ver Mapa de Península Valdés


Gaiman


Gaiman eacute; o primeiro município de Chubut e está situado a 17 km. De Trelew e a 80 km. de Puerto Madryn. Permite ser participe de um tipo de turismo diferente empapado de tradição galesa. Descendentes de colonos e habitantes do lugar, brindam com especial atenção e característico e esquisito serviço de chá galés. Gaiman oferece a possibilidade de alojar−se na zona urbana em hotéis, hosterias e em espaços rurais.
Recorrer hoje Gaiman, o urbano e o rural, é reviver a história de aqueles pioneiros que povoam o lugar e transformaram a paisagem árida do semi−deserto em verde vale. Contam−se o rio, os canais de rego, as árvores, os alfalfares, os edifícios antigos: capelas, casa, escolas, e seus habitantes.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Gaiman


Trelew


Trelew: Situada no vale inferior do Rio Chubut e no nordeste da província. Trelew é a antesala dos distintos atractivos da região. Esta crescente cidade, cujo nome em idioma galés significa “Povo 0de Luis” em honra a seu fundador Lewis Jones, é uma metrópole comercial, industrial e de serviços que conta com 100 mil habitantes aproximadamente e está situada a 1.450 quilómetros a sul da Capital Federal e a somente a 20 quilómetros de Rawson, a capital provincial.

» Ver Atraentes taxas e serviços





Rawson


Rawson y Playa Unión: A cidade de Rawson é a Capital da Província de Chubut, sua principal actividade é a político−administrativa por ser sede do Governo Provincial. Foi fundada pelo Coronel Julián Murga em 1865 e ficou sancionada como capital da Província a 26 de novembro de 1957. Lindante ao porto, sobre mar aberto, Playa Unión convida a desfrutar toda sua oferta de serviços que inclui campings, distintos tipos de alojamentos turísticos, comércios, complexos desportivos, bares e confiterias bailaveis que dão uma particular vida nocturna durante os meses de verão. é um lugar ideal para a prática do windsurf e o surf pelas características físicas e climatológicas. Outras possibilidades são a pesca da costa (Playa Unión é sede de importantes concursos de pesca); o avistaje de toninas overas desde o porto que se realiza durante todo o ano (exceptuando os meses de janeiro e fevereiro, por ser temporada de reprodução) a bordo de um gomón.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Rawson


Dique F. Ameghino


Dique F. Ameghino: Esta imponente obra de engenheria situada a 120 Km de Trelew em direcção ao Oeste, concentra sua povoação numa tranquila vila rodeada por um marco espectacular de enormes paredes de pedra rojiza e o impressionante murallón da represa que contem as águas de embalse artificial de mais de 25 mm. de extensão. A vila conta com um camping dotado de fogones, sanitários e provedoria; se podem realizar actividades tais como canotaje, escalada técnica, flotada, trekking. Se é aficcionado/a poderá praticar a pesca de salmónidos, percas e pejerreyes na Embalse Florentino Ameghino.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de la Villa



Comarca de Los Andes

É uma das comarcas más visitadas de Chubut já que concentra uma sucessão de lagos, com um recorrido que descreve una região definida e homogénea conformada por uma paisagem e donde reinam os bosques nativos sobre a Cordillera de los Andes.


Rawson


Esquel: Situada entre imponentes montanhas e lagos conta com o Centro de Actividades de Montanha "La Hoya". Seus alrededores são ideais para a prática de diversas actividades no âmbito agreste, podendo contactar numerosas agências provedoras de paquetes específicos, equipamento e guias especialmente instruídos, ademais da oferta excursões tradicionais.

O Viejo Expreso Patagónico “La Trochita”, com saídas até e desde a localidade de El Maitén, e o Parque Nacional Los Alerces multiplicam as possibilidades turísticas de esparciamento num entorno natural extraordinário.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Esquel



Lago Puelo, situado somente a 4 quilómetros do Parque Nacional homónimo, se caracteriza por oferecer numerosas hosterías, pinturescas cabanas, campings organizados e chacras turísticas que oferecem degustações de fruta fina. Se destaca a gastronomia, especialmente os esquisitos cafés da manhã e os pratos caseiros, muitos deles à base de truchas do lugar.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Lago Puelo


Trevelin está situada a 22 quilómetros da cidade de Esquel pela RN 259, foi o ponto de início da colonização galesa na cordillera. Um dos empreendimentos dos colonos foi o Molino Harinero Andes, construído de pedra, o qual deu nome à localidade (Trevelin significa “povo do moinho” em idioma galés).
Conta com hosterías, cabanas e apartamentos turísticos, para além de campings nos arredores, comércios gastronómicos e atractivos tais como venda de artesanias, chocolates, doces e queijos regionais.
Os passeios mais significativos desde a localidade são o Lago Rosário, as cascadas Nant e Fall, o Complejo Hidroeléctrico Futaleufú e o Rio Grande o Futaleufú, que permite realizar actividades múltiples como pesca e navegação.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Trevelin


Comarca de la Meseta Central

Ao largo da Ruta Nacional 25, que une de este a oeste a Região Península Valdés com a Comarca de Los Alerces, se atravessa o “Gran Cañón Patagónico”.
Suas gigantes paredes de rocha encerram o Rio Chubut e estrada, que por momentos se pega a seu sinuoso recorrido. Poderão hospedarse na localidade de Los Altares o Paso de Indios, visitar pinturas rupestres, caminhar e desfrutar de um entorno realmente diferente. A norte, a Ruta Provincial 4 corre paralela à 25, bordeando a Meseta de Somuncurá e transita por diferentes localidades que brindam serviços básicos. Se bem que o recorrido é de ripio, geralmente seu estado é muito bom e apto para os amantes de 4x4. Esta é a Patagónia imaginada por todos, rodeada de mistérios e contrastes.


Comarca Senguer − Golfo San Jorge

Nesta região se conjugam lagos, covas, praias, bosques petrificados, pinturas rupestres, empreendimentos técnicos como o parque eólico, chacras e estâncias turísticas, e paisagens típicas de exploração petroleira. Esta zona possede uma impronta bioceánica dada a proximidade dos dois oceanos.

Camarones está situada ao lado da baía que tem o mesmo nome, no ponto médio entre as cidades de Trelew e Comodoro Rivadavia. Se destaca pelo esquisito entorno natural de um mar azul que banha as terras de estepa Patagónia, factor que contribui à produção de lã de excelente qualidade. è um sitio ideal para a prática de buceo e a pesca de costa e de altura.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Camarones


Comodoro Rivadavia


Comodoro Rivadavia é a cidade mais grande da Patagónia austral. Conta com uma importantíssima estrutura de serviços, com modernos hotéis, estabelecimentos gastronómicos de excelente qualidade, uma completa rede de transportes terrestres e o aeroporto General Mosconi. Também oferece lugares de esparciamento nocturno, museus relacionados com a actividade petroleira e a paleontologia, e empreendimentos técnicos como o impactante Parque Eólico.
Sem lugar a dúvidas um dos produtos turísticos emergentes é a Ruta del Petróleo que oferecerá aos visitantes conhecer os secretos dos recursos energéticos que possede esta hermosa cidade chubutense.

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Comodoro Rivadavia



Sarmiento se encontra a 156 quilómetros de Comodoro Rivadavia em direcção oeste. Fica situada encravada no Valle del Rio Senguer.
Terra de verdes e ocres, com o marco dos lagos Colhué−Huapi e Musters, oferece alojamentos turísticos, restaurantes, campings e chacras donde se podem realizar actividades agroturísticas. Conta também com um museu paleontólogo e antropológico que nos acerca dos mistérios desta terra. Se há um atractivo que a identifica é, sem dúvida, o Bosque Petrificado.s

» Ver Atraentes taxas e serviços

» Ver Mapa de Sarmiento