Compartelo | Imprensa

español | français | português | english | italiano

Descrição do lugar

O cabo Dos Bahías é considerado a zona mais bela dentro do sistema de áreas Protegidas costeiras pelo contraste paisagístico das suas pedras rojizas e o mar azul. Posede uma extraordinária diversidade de fauna estando habilitada no sólo pelos pinguinos de Magallães senão também por lobos marinhos, guanacos e cormoranes, entre outras especies típicas. Algumas das aves marinhas que habitam utilizam este lugar como único sitio de reproducção.

A superficie total do Parque Marino é de 132.124 hectáreas e está composto pelo território costeiro, insular, marinho (solo e subsolo)e seu espaço aéreo, abarcando desde aproximadamente Isla Moreno até à Isla Quintano, entre as localidades de Camarones e Comodoro Rivadavia, na zona norte do Golfo San Jorge.

Este parque foi criado em agosto de 2007 mediante um decreto nacional firmado pelo ex Presidente da Argentina, Néstor Kirchner, e o actual governador da provincia de Chubut, Mario Das Neves. A finalidade do mesmo é a creação de um espaço de conservação, administração e uso racional de espécies marinas e terrestres e seus respectivos hábitats.



Ver mapa más grande

Um dos grandes atractivos desta Reserva é a possibilidade de caminhar entre os pinguinos dentro do seu hábitat. Interactuar com eles sem os incomodar. Já que a infraestructura de serviços para o turista está longe do lugar específico donde vivem as aves e trata de impactar o menos possível no lugar.

Ao conviver com os pinguinos por umas horas o visitante pode seguir seus costumes, observar bem de perto como alimentam os pichones, saber quais são seus ritos de aparimento, quales são as lutas pela defesa do território, e como construem seus nichos para albergar toda a família.



As aves chegam anualmente a este lugar para se juntar, acanalar, ter suas crias e mudar plumas para depois empreender a viagem de regreso até ao nordeste a América do Sul e ciclicamente regressar ao ano siguinte.

Apesar do visitante pode estar a centímetros dos pinguinos, nunca se deve molestar−los nem tocar−los. No se debe esquecer nem por um momento que se trata duma área Protegida, um estilo especial dedicado a preservar seu hábitat natural e possibilitar desta maneira uma efectiva protecção e conservação da fauna. Ademais, se bem que os pinguinos são inofensivos em condições normais, ao sentir−se ameaçados defendem−se com o seu bico, muito forte e afiaado.


Onde está e como chegamos

Sobre a costa Atlântica e a metade de caminho entre Rawson e Comodoro Rivadavia encontra−se a pequena população de Camarones. A forma de chegar por terra é tomando a Ruta Nacional Nº 3. à altura do kilómetro 1.640 poderá tomar a Ruta Provincial Nº 30 em direcção a leste, até Camarones, uma população encantadora à beira da baía com o mesmo nome Aqui podem−se encontrar hoteis e típicos restaurantes com especialidades em pescados e mariscos. A 30 kilómetros a sul encuentra−se a reserva Cabo Dos Bahías.

Mapa Cabo Dos Bahias

A entrada ao área Protegida tem um valor de $2 para os residentes de Chubut, $6 para os argentinos e $20 para os estrangeiros. Todas as tarifas são por uma única pessoa.

Infraestructura

O ingreso à reserva faz−se pelo posto da Guarda fauna, onde desemboca o caminho. Aí se abona a entrada e se obtém informação acerca das distintas sendas e a forma de comporta−se.

A área de estacionamiento para os veículos encuentra−se já dentro da reserva, pelo que é necessário transitar essos metros com muita precaução.

Uma vez na área de sendas, verá que a zona de acceso permitido encuentra−se delimitada por um alambrado. ¡Respeio−o!